segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Fim de semana anti-stress



Cá estou eu de volta, para vos contar mais um fim de semana, que por sinal , foi muito interessante e relaxante.
A convite da minha amiga Lígia, sábado fui almoçar à Lousã, onde estava a decorrer, o festival gastronómico de caça e pesca da região.
Para começar, almocei num restaurante onde a comida estava super bem confeccionada, e muito bem servida.Já agora para vos aguçar o apetite, aí vai a ementa:
javali com castanhas,
ensopado de veado, chanfana de lebre e bifes de veado grelhados.Como devem imaginar, fiquei que nem um abade. Após o almoço, um dos colegas da minha amiga, que vive na região, convidou-nos, para a inauguração de uma loja de artesanato, na aldeia de Candal, em plena serra, a 10 km da cidade.
A aldeia de Candal, é uma das 23 aldeias de xisto, que foram, e estão a ser recuperadas, em plena serra da Lousã.
Não sabia para onde ia e daí não ter levado máquina fotográfica, mas como os telemóveis não servem só para comunicar por voz, tirei algumas fotos, para vos aguçar o apetite, de visitarem estes locais , que na maioria das vezes, não são conhecidos, sendo autênticos paraísos.
Nesta serra existe uma reserva de veados, que podem ser observados ao final da tarde, ao pôr do sol, quando vêm comer e beber, pois durante o dia ,estão em locais mais escondidos a descansar. Também no início do Outono, é possível observá-los, em plenas lutas pelas fêmeas, pois é a altura do acasalamento.
Deixo-vos o endereço, para que possam obter mais informação desta zona, pois vale mesmo a pena visitar.Para os mais viciados, nas novas tecnologias, em todas estas aldeias, não falta de rede, para os telemóveis nem para os computadores, aqui estão localizadas, as antenas receptoras das comunicações.
Façam um fim de semana fora, cá dentro, o nosso país tem sítios tão bonitos, e que é uma pena não serem visitados.
Uma boa semana, muita força, sejam felizes e até ao próximo post.
Beijinhos a todas...............Cinda.







17 comentários:

Gigi disse...

Adorei, Adorei fiquei com imensa vontade de ir conhecer.

Quando a matilda ainda não vivia connosco, fartavamo-nos de passear, mas agora é mais dificil porque não conheço sítios que aceitem cães.

Mas pode ser que tenhamos sorte.

Beijocas

Anónimo disse...

Amiga, que belo fim de semana passaste! isso aí é lindo, essa escadaria espectáculo... muito bonito ainda bem que gostaste e te divertiste ...

gigi não sais porque tens um cão? vens cá em Março? se vieres tráZ o cão, desde que não morda ou tenha pulgas como o da Cristina... claro estava a brincar ...beijinhos às duas ...

Anónimo disse...

A ANÓNIMA É A MARILU NÃO SEI QUE SE PASSA FICA ANÓNIMO

Cinda disse...

Que não seja esse o problema,Gigi, vais à net e encontras no hotel canino, não é muito caro, e sempre tratam bem.Eu deixo as minhas quando vamos todos, e são 3 meninas.Bjs Cinda

IsaLenca disse...

Realmente essa zona é espectacular- as aldeias de xisto- desde a Lousão até ao Distritio de Aveiro- zona de Arouca/Espiunca-´são as casas típicas de xisto. Giríssimas! O pior mesmo são as estradas com curvas e contra-curvas- que só para quem vai a guiar é que não provoca alterações (quando visitei essas 2 zonas os meus filhos íam atrás, eu ía a guiar, foi o ano de muito calor e dos incêndios) Havia casas de xisto que pareciam estar a sair do nevoeiro (fumo). E foi miuito gito pegar nessas pedras cinzentas e lisas e brincar com os miúdos- antigamente também utilizavam lousas de xisto na primária- e não gastavam nem papel nem lápis!
Bjs

lia disse...

Isso é que foi um belo fim de semana!!!Maravilhoso sem dúvida!
Beijinhos boa semana.

Cinda disse...

Isso é verdade, as estradas são um pouco perigosas, mas vale bem a pena correr o risco. A beleza da paisagem e o calor das pessoas, supera o resto. Arouca também tem este tipo de casas, não tanto em xisto, mas em pedra, em plena serra da Freita, que fica a cerca de 45mn de Ovar. Tambem tem os percursos pedonais, que são guiados.Seria bom voltares a fazer essa viagem Isalenca. Bjs Cinda

IsaLenca disse...

Pedonais? Puxa!
Estive em Espiunca que é lá no fundo de tudo, junto ao rio e são mesmo em xisto. É evidente que já há quem faça de pedra. São pocas as terras que mantêm o traçado.
Mas vale sempre a pena passear e por todo o Distrito de Aveiro (sou Cagaréu de Casamento- acho que só a Cinda percebeu).
Bjs

Cinda disse...

Há os cagaréus e os ceboleiros conforme o lado da ria.Será mesmo cagaréu?............hihihivais ter que lhes explicar, ainda ficaram a perceber menos.

isa disse...

olá que belo fim de semana.beijinhos

IsaLenca disse...

Sé de Aveiro, junto ao Museu de Stªa Joana = Cagaréu. Neste caso de casório.
Bjs

Alda disse...

Olá Cinda,
Linda paisagem!!! Toda essa zona da Serra da Lousã é linda! Casas em xisto, conheço a aldeia de Piodão, que é uma maravilha.
Que bom fim de semana tives-te! Então a comida, nem se fala...
Beijocas

isa disse...

e fotos de hoje não há...

Cinda disse...

Isa que cusca.....não tem fotos porque fui à civilização. O passeio foi às compras ao Gaiashopping, aproveitar o ultimo dia de saldos. Olha que até foi proveitoso.......bjs Cinda. Prometo que amanha tenho noticias interessantes, cultura, quem não gosta?

Aida guimarães disse...

Cinda,

Passei para te desejar um Bom Fim de Semana!!!

Beijocas grandes

AllenGirll disse...

Parabéns pelo óptimo fim de semana.

Tem toda a razão: há tantos locais maravilhosos para conhecer por este país...e muitos de nós nem nos apercebemos disso...

Espero que este fds esteja a ser igualmente gratificante!:)

Também já estive numa aldeia perto da Lousã, a passar o fim de ano e gostei muito!:)

Ah! Tem um desafio no meu blog! Espero que o faça aqui no seu...É interessante... :)

Bjinhos e um óptimo fds*

Augusta disse...

Foi realmente um bom fim de semana,só teve um senão...esse teu almoço ficou-me atravessado no pensamento...que crueldade ...fazer desses lindos animais um repasto da gastronomia...fiquei sem vontade de comer durantes uns dias.Mas em compensação prima pelas belas paisagens ,que nos deleitam a vista.Só por isso vale a pena...Mas ,AMIGA na próxima visita que fizeres,por favor leva a lancheira.Beijinho da AUGUSTA.