quinta-feira, julho 31, 2008

Nadadores salvadores?


Será que podemos confiar nas pessoas que vigiam as nossas praias?

Pois eu acho que não. Quando afirmo assim com tanta garra, é porque tenho a certeza do que vos digo.

Para ser nadador salvador, precisam apenas de fazer umas quantas piscinas, não importa o tempo, nem como, para provarem que sabem nadar.

Nadar no mar, não é propriamente uma piscina ou um lago. Temos de ter a resistência necessária e saber faze-lo correctamente. Senão vejamos, o que aconteceu ontem, na praia que pertence à minha localidade.

Um amigo da minha filha, assim como tantas outras pessoas, resolveram mandar umas braçadas no mar, porque estava bandeira verde e aparentemente sem qualquer problema para se tomar uma banhoca.

Mas as coisas não correram assim tão bem. Apesar da bandeira verde, a meu ver incorrecta, porque o mar estava a puxar, o moço foi arrastado pela corrente sem se aperceber bem do que lhe estava a acontecer e cada vez mais se afastava da costa.

O nadador salvador limitou-se a apitar e fazer sinais para que ele regressasse à costa, o que não aconteceu, porque estava cansado e como tal, tentou boiar para ganhar forças para regressar.

Como é uma praia com escola de surf, no momento andavam alguns no mar, e esses sim, apercebendo-se que a pessoa se estava a afastar, foram em seu auxilio, continuando o nadador sem nada fazer, somente a apitar.

Quando ambos estavam a chegar a berma, lá se decidiu mandar uma prancha, que foi o surfista que a recebeu.

Agora digam-me se podemos confiar em quem está a tomar conta das nossas praias!!!!

Espero que tenha servido de lição para o senhor salvador e que para a próxima tome providencias e vá ver o que realmente se passa sem ter que gastar tanto apito.

Para quem de direito, proponho que tome mais cuidado e atenção na contratação de pessoas para o desempenho destas funções.

Boa praia e tenham cuidado, não se fiem muito...

6 comentários:

Nela disse...

Cinda! Quem não te conhecer, que te compre...
Tu reclamas é da respiração boca-a-boca, não é? Não sabem, não é?

Pois! Pois!

IsaLenca disse...

Como em tudo há bons e maus profissionais e não só (há uns mais interessantes para fazer a respiração, como diz a Nela).
Mas realmente não há grande (ou pouquíssima) exigência na formação deles. Muitas vezes são os surfistas (que às vezes andam a "dar banho" à prancha os primeiros a chegar e a salvar as pessoas- mas também estão sempre dentro de água. Muitos deles aproveitam para ganhar uns troquitos e ao mesmo tempo ficarem com bronze e engatar muitas tipinhas/tipinhos. De resto têm apenas o curso de socorrismo básico (o mesmo que eu e muita gente tem) e sabe nadar melhor que a maioria. Esse mar do Norte mesmo com bandeira verde é muito...poderoso.
E realemente pena não haver nadadores como o das "Marés Vivas".
Bjs

Cinda disse...

Tens razão Isalenca, não há nadadores como os das marés vivas, mas as praias não são um filme.
Estar lá para ganhar só uns troquitos não pode ser, porque está em jogo, em algumas situações a vida de pessoas.
Vamos acreditar que para a próxima isto já não vá acontecer.
Beijocas e bom fim de semana.

Gatapininha disse...

Olá Cinda, concordo contigo, quanto à selecção dos nadadores. Mas sabes, eles ganham tão pouco, que só os putos é que aceitam ficar lá durante estes meses. Aqui à uns anos, sei que recrutavam alunos do curso suprior de Educação Física, em Setúbal, pois um primo meu chegou a ter esse trabalho nas férias.Claro que o incentivo dele era conhecer miúdas para sair à noite!
Também já dei por mim a olhar para nadadoras com um metro e meio e talvez uns 40kg e pensar como seria se tivesse que salvar alguém de 1,80 m com 110kg?
Na praia onde vou, é o nadador que tem de tratar de receber o dinheiro do aluguer de chapéus!
jokas e boa semana!
Sandra

Gonçalo disse...

Boa noite Cinda

Não venho de forma alguma criar discução, só corrigir um pouco as informações.Para ser nadador salvador não chega saber nadar, há provas para admissão e provas finais.Como pode consultar aqui http://lifeguard-pt.com/gf/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=2 ou no site do ISN.Existe aulas de mar no curso mas é maioritariamente em piscina.
Quanto à postura e atitudes de alguns nadadores salvadores concordo consigo, mas não pode tirar o todo por algum. Como já deve ter percebido sou nadador salvador, estou também ligado ao pré-hospitalar e posso garantir-lhe que não são todos assim, eu trabalho com nadadores salvadores experientes e com postura profissonal, se não há mais é porque continuam a promover o nadador salvador como trabalho de férias esquecendo-se que falamos de vidas humanas, o que atrai realmente muitos "putos" que acabam por fazer um ano e achar que dá trabalho a mais estar em vigilancia permanente 10 horas por dia na praia esteja sol ou chuva.Mas devemos também falar dos banhistas que ignoram os conselhos porque acham que sabem mais do que uma pessoa que foi formada pelo Instituto de Socorros a Naufragos, ou dos utentes que sabendo ser proibido levar animais para a praia continuam a faze-lo, impedindo que o NS esteja a vigiar a agua por ter de os alertar.Mas mais importante que isso deve ser louvado o numero de pessoas que todos os anos arriscam as suas vidas a ir resgatar pessoas ao mar. Porque não se deve esquecer, eles podem vir a salvar-lhe a vida.

Peço desculpa se o comentario foi demasiado longo, até uma proxima e espero ter de alguma forma contribuido para melhorar a sua imagem do nadador salvador, porque há muitos maus mas também há muito bons.

Anónimo disse...

pena um dia não precisarem de um Nadador Salavador... Marés Vivas é mt bonito na tela, ag na vida real as coisas já não são tão simples como no cinema. sim é verdade que há nadadores salvadores que deviam ter vergonha da sua postura, mas tambem há outros que devemos louvar o seu trabalho. Já que falam em marés vivas esses fazem jus à musica, "estão sempre prontos", por isso não vamos generalizar as coisas. e se as coisas acontecem nas praias mts vezes é por culpa dos banhistas que acham que podem ir em busca do brazil a nado. ou que mal sabem nadar em piscina e entao atiram-se ao mar como se ele fosse uma banheira cheia de agua. se calhar está tambem é na altura de os banhistas ganharem juizo e respeitarem as regras de segurança. assim como tambem se devia correr com nadadores que nao dignifiquem o trabalho de nadador...sou nadador salvador, nas ditas praias do norte(mt dificieis, nas quais nunca está mar para bandeira verde, ao contrario doque mt gente pensa,e que se o nadador nao a poem é pk nao quer trabalhar), e acreditem que tenho mt orgulho no meu trabalho, e salvar uma vida é uma sensação unica...mais uma vez, não generalizem, ha bons e maus profissionais em tudo... e neste caso os que são bons, são mt bons
ass: Um Nadador Salvador