sábado, outubro 25, 2008

A pessoa idosa

Cada vez mais, a nossa população vai sendo menos jovem e mais cuidados são necessários para que possa ter qualidade de vida.
Ontem tive o prazer de estar presente num Seminário de Geriatria " A Pessoa Idosa com Disfunções Motoras", promovido pela APPA - Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda.
Na realidade a maioria de nós, que ainda somos considerados jovens, ou a caminho da meia idade, não temos a percepção correcta das necessidades do idoso. A partir de determinada idade achamos que a pessoa se torna chata, rabujenta, teimosa, implicativa, toda uma série de situações que para nós que ainda estamos na vitalidade das nossas funções sensoriais e motoras, nos custa um pouco a compreender e a aceitar.
Pois ontem para mim o seminário foi muito proveitoso para poder compreender melhor tudo o que vai na cabeça da pessoa, que com o passar dos anos ou por questões de saúde, acaba por ir perdendo as suas faculdades.
Só tenho a agradecer a quem me convidou e a todos que participaram com os seus conhecimentos profissionais e humanos, por me terem ajudado a ver com olhos mais conhecedores, as pessoas idosas e muito particularmente os meus "Pais".

2 comentários:

Sónia disse...

Tenho muito respeito pelas pessoas idosas...lembro-me sempre do meu avô que partiu há quase 6 anos!! Tenho pena de ele não viver para poder mimar os meus filhos como me mimou a mim...O meu avô e a minha avó foram o meu Jardim de Infância!! Cresci tanto com eles!! Sou daquelas pessoas que me levanto para dar o lugar a um idoso, quando vou no autocarro. Não o faço por pena mas por respeito ao tempo que já viveu!! Adoro ouvir as histórias dos mais idosos, para mim são pérolas que me abrem horizontes e me enriquecem o coração!! BEIJINHOS CINDA

Lina Querubim disse...

Sei bem o que é isso Cinda...vive como sabes com a minha Mãe e ajudou-me para despertar em mim mais solidariedade com os idosos e o "bicho" numa coisa deixa-nos algo positivo ficamos mais atentas a esse tipo de coisas,temos sempre uma palavra para tornar o dificil em mais leve,etc...eu pelo menos falo por mim!
Bjsss boa semana

Enquanto houver estrada para andar, não vou parar...

 «Em Abril de 2006, foi-me detetado um cancro na mama, quando soube fiquei em choque, mas no mesmo momento pensei que mais importante era a ...