segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Fim de semana anti-stress



Cá estou eu de volta, para vos contar mais um fim de semana, que por sinal , foi muito interessante e relaxante.
A convite da minha amiga Lígia, sábado fui almoçar à Lousã, onde estava a decorrer, o festival gastronómico de caça e pesca da região.
Para começar, almocei num restaurante onde a comida estava super bem confeccionada, e muito bem servida.Já agora para vos aguçar o apetite, aí vai a ementa:
javali com castanhas,
ensopado de veado, chanfana de lebre e bifes de veado grelhados.Como devem imaginar, fiquei que nem um abade. Após o almoço, um dos colegas da minha amiga, que vive na região, convidou-nos, para a inauguração de uma loja de artesanato, na aldeia de Candal, em plena serra, a 10 km da cidade.
A aldeia de Candal, é uma das 23 aldeias de xisto, que foram, e estão a ser recuperadas, em plena serra da Lousã.
Não sabia para onde ia e daí não ter levado máquina fotográfica, mas como os telemóveis não servem só para comunicar por voz, tirei algumas fotos, para vos aguçar o apetite, de visitarem estes locais , que na maioria das vezes, não são conhecidos, sendo autênticos paraísos.
Nesta serra existe uma reserva de veados, que podem ser observados ao final da tarde, ao pôr do sol, quando vêm comer e beber, pois durante o dia ,estão em locais mais escondidos a descansar. Também no início do Outono, é possível observá-los, em plenas lutas pelas fêmeas, pois é a altura do acasalamento.
Deixo-vos o endereço, para que possam obter mais informação desta zona, pois vale mesmo a pena visitar.Para os mais viciados, nas novas tecnologias, em todas estas aldeias, não falta de rede, para os telemóveis nem para os computadores, aqui estão localizadas, as antenas receptoras das comunicações.
Façam um fim de semana fora, cá dentro, o nosso país tem sítios tão bonitos, e que é uma pena não serem visitados.
Uma boa semana, muita força, sejam felizes e até ao próximo post.
Beijinhos a todas...............Cinda.







quinta-feira, fevereiro 21, 2008

O Amor visto pelos crianças


O amor é como duas borboletas que estivessem sobre uma rosa, a mais linda de todas do jardim.
O amor tem que haver. Se não houvesse amor não havia nada bonito.
O amor são duas estrelas a brilhar, a brilhar.
A rosa e o sol são o amor.
O amor é a poesia.
O amor são dois passarinhos a construir a sua casinha.
O amor é não haver polícias.
Inácio da Silva Cruz 10 anos
O amor é uma paisagem de reflexo na alma. O amor é verde como a esperança.
O amor é o carinho, a alegria, a verdade. O amor veste-se de cores do sol.
O amor é alga pintada de espuma no mar profundo.
O amor da mulher é a paisagem do homem.
O amor da Pátria, é lutar contra a Pátria dos outros.
Victor Figueiredo 10 anos
Estes dois textos foram transcritos de um livro que me ofereceram no dia em que fiz 15 anos. O seu título é " A criança e a vida " da autoria de Maria Rosa Colaço.
Achei interessante colocá-los no blog, porque são defenições do amor tão puras, que me marcaram ao longo da minha vida.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

O chocolate e o amor



Além de estar associado à energia e ao prazer do paladar, o chocolate ocupa um lugar de destaque no domínio do amor: bombons para um aniversário, bolo de chocolate em forma de coração para o dia de São Valentim. E, porque não, uma boa fondue de chocolate para uma noite de paixão?

A sua fama de afrodisíaco também vem do outro lado do Atlântico. Conta-se que Hérnan Cortés foi persuadido de que o cacau tinha esse efeito pela sua criada e posterior amante, a famosa Malinche, uma nativa que Cortés rebaptizou com o nome de Marina. E não era só Marina a acreditar nisso: todo o povo tinha a mesma convicção. O próprio Montezuma, que era um bebedor inveterado de chocolate, fazia com que lho servissem - segundo referem os textos consultados - cinquenta vezes por dia, numa taça de ouro, e consta que o fazia para se manter vigoroso, pois contava com uma "corte" de seicentas mulheres!...

Quando nos apaixonamos o nosso cérebro liberta certas substâncias químicas que produzem uma sensação de bem-estar. Há provas científicas de que o chocolate contém algumas dessas substâncias.

Minhas amigas, para poderem testar os efeitos do chocolate , aqui vai uma sopinha deliciosa.


Sopa morna de chocolate e canela

( 4 pessoas)


Para acompanhar: Fruta fresca e bolachas de canela.

Ingredientes:

300 g de chocolate

100 g de açucar

300 ml de leite

200 ml de natas

1 pau de canela

1. Ponha o leite, o açucar e a canela numa caçarola, e leve ao lume até levantar fervura.

2. Retire do lume, coe e verta sobre o chocolate partido em pequenos pedaços. Mexa até que este se derreta.

3. Incorpore as natas e mexa até obter uma massa de textura suave e brilhante. Deixe arrefecer um pouco.

4. Coloque a fruta fresca cortada em cubos no fundo de uma taça e cubra com a sopa de chocolate morna. Acompanhe com bolachas de canela.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

A minha amiga de quatro patas




Depois de um fim de semana um bocado atribulado, achei que não tinha que estar a massacrar ninguem com a minha historia ,e vai daí, vou apresentar a minha amiga JOU-JOU.
A minha amiga chegou a esta casa, em Junho de 2004, depois de a minha filhota a ter visto no horto para venda. Não achei grande piada ao pedido, pois já sabia que tinha de ser eu a tratar do bichinho, como assim vem acontecendo.
Os dias foram passando, e a Ana Sofia sempre a insistir na cadela, até que resolvi saber quem eram os pais, e em que condiçõs estavam. Qual o meu espanto, quando era de uma colega de trabalho e que estava tudo bem. Mas o mais interessante no meio de tudo isto, é que ela disse à senhora da loja que não vendesse a cadela , porque a mãe ía lá buscá-la e para dizer às pessoas que era a mais pequenina ,porque estava doente.
Os dias foram-se passando, e a cadela foi ficando na loja,não sei porquê......e lá tive que a ir buscar, muito pequenina, cheia de medo mas muito meiguinha. Ainda hoje é medrosa e não sabemos porquê.
Faz quatro anos no dia 8 de Março e só pesa 3,850kg, é quase um brinquedo.

É uma cadela muito limpinha, nunca estragou nada em casa , é a minha companhia e o meu consolo, nos dias que estou mais triste. Antes de me ser detectado o cancro na mama, a JOU-JOU estava sempre deitada em cima do meu colo, e com a cabeça apoiada na minha mama direita, e a cheirar, cheguei até a pensar que ela precentia alguma coisa de errado ali. Mais tarde andei a investigar, e segundo li, cães da raça dela estão a ser estudados, porque se pensa que são capazes de detectar situações deste género.
Este texto é uma pequena homenagem à minha companheira de todos os dias.

Só um pequeno à parte: tratem bem todos os animais porque eles têm sentimentos, que não conseguem expressar e são os nossos melhores amigos.

sábado, fevereiro 16, 2008

Relax


Após uma semana de correria, com tratamentos e curso de socorrismo, ontem tive um lanche espectacular, com algumas amigas do coração, que tambem estão em tratamento no Hospital de S. Sebastião, onde todas nos conhecemos. A tarde estava linda, com um sol de meter inveja e fomos tomar um chá à esplanada do Vela Areinho, que fica numa ilha em plena ria de Aveiro, a 5 km de Ovar (onde moro).Foi uma tarde bem passada, pois conversamos sobre as nossas experiências, e ajudamo-nos naquilo em que estamos mais vulneráveis. Como podem ver Ovar não é só carnaval................Com este fundo lindíssimo, esta mesa tão bem ornamentada, só falto mesmo eu que tirei a fotografia. Mas prometo que na próxima também vou ficar. Esperem, ainda faltam duas que não poderam estar. Um bom fim de semana para todas, vamos repetir, muitas mais vezes, e quem sabem, para a próxima também estejam as amigas dos blogs?
Para todas um beijo grande, do fundo do coração. Cinda.
PS: passei no curso de socorrismo.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Aniversário



Aqui estou eu , para vos dar mais algumas novidades.

A senhora que está na foto, é a minha avó Ana , que por sinal ,faz hoje 99 anos, e a foto é bem recente. Apesar da sua idade, está perfeitamente lúcida, caminha pelo seu pé e ainda manda umas larachas na hora certa. Passear é o que mais gosta, (acho que tenho bem a quem sair).

É uma mulher de guerra. Teve cinco filhos(todos vivos), tem none netos e dezasseis bisnetos, a maioria da família vai hoje estar com a avó ANA. Parabéns, e toca de chegar aos 100 anos, que aí a festa vai ser de arromba. Beijinhos de todos nós. Cindinha.

sábado, fevereiro 09, 2008

Consulta de rotina


Ontem foi dia de consulta e tratamento (injecção), estava um bocado nervosa e receosa, pois tinha feito algumas asneiras no fim de semana, assim como, não dormir nem descansar quase nada. Afinal as coisas não correram nada mal, o Dr. não ralhou comigo, até porque não era o meu mádico , pois estava de férias, mas deu-me uma grande notícia: as minhas análises não podiam estar melhor. Os marcadores estavam baixissímos e o resto estava 5 estrelas, nem parecia que tinha nada. A folia do carnaval faz muito bem à alma e ao corpo.Pois minhas queridas amigas acho que vou fazer um fim de semana de praia, pois a temperatura, aqui no norte vai chegar aos 23 graus, e como mora à beira mar vou j+á começar a ganhar um broze. Um bom fim de semana para vocês, e sabem que gosto muito de todas vós. Força, porque todas juntas movemos a montanha. Beijinhos.....................Cinda

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Já acabou o carnaval.....................


Como combinado aqui estou, para vos mostrar o carnaval em Ovar. Foi muito divertido, e muita folia como sempre, só a chuva quis pregar uma partida e por volta das 4h da madrugada, lá começou a cair, mas ninguém arredou pé. Para o ano hà mais, e cá estaremos outra vez, para mais folia.

Enquanto houver estrada para andar, não vou parar...

 «Em Abril de 2006, foi-me detetado um cancro na mama, quando soube fiquei em choque, mas no mesmo momento pensei que mais importante era a ...