sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Eu vi o Arco Iris


Hoje fui até à capital do distrito, Aveiro.
Não foi a melhor escolha para passear, porque a chuva teima em ficar. Mas como tinha de ir aos serviços da Segurança Social, para não correr o risco de ficar tempos infinitos à espera de documentação, lá fui eu veranear.
A viagem até nem foi muito má, porque a companhia foi agradável e viajar de comboio até Aveiro, deu para relembrar algumas peripécias, do tempo em que lá trabalhei.
Quando da viagem de regresso, ao observar toda a extensão de terra alagada pelas chuvas, como de um só leito de rio se tratasse, tive a oportunidade de presenciar, não um, mas dois Arcos Iris em paralelo.
Foi digno de se ver. Enormes e quase juntos.
Como sempre, de máquina em acção, tirei uma foto que partilho convosco. Não está muito boa, mas foi o melhor que se pode arranjar. Foi tirada de dentro do comboio em andamento e com todos os reflexos juntos.
Já agora uma pequena curiosidade:
O Arco Iris é um fenómeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro contínuo, quando o Sol brilha sobre gotas de água. É um arco multicolorido, com o vermelho no exterior e o violeta no interior.
O efeito do Arco Iris , pode ser observado, sempre que existir gotas de água no ar, e a luz do sol estiver a brilhar acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo.

6 comentários:

Lina Querubim disse...

Olá Cinda o meu Kim também disse que viu o arco-íris :)
Beijos e bom fds

Nela disse...

Lindinha, encontraste o pote com as moedas de ouro? Estás boa?
Bjufas

Liliana disse...

Lindo!!!
bom fim-de-semana.
Bjs

Anónimo disse...

Viste? dá sorte sete anos.Marilu

Bjs

Alda disse...

Eu bem adivinhei que o Arco Irís aparecia! Beijocas e até Domingo!

May Alek disse...

A foto ficou muito interessante. É sempre lindo um arco-íris!
E dizem que traz sorte... Tomara que sim.
Obrigada por compartilhar essa maravilha conosco.
Beijinhos e bom domingo!