quinta-feira, março 19, 2009

Oprah Winfrey Show - Cancro da Mama

Ontem ao ligar a televisão, para conseguir adormecer, deparei na SIC Mulher com um programa que me provocou o inverso do habitual.
O programa da Oprah, foi dedicado ao cancro da mama.
Estiveram presentes várias mulheres que estão a passar por esta grande luta, assim como outras que já o fizeram e venceram.
Neste programa foi discutida a crescente consciencialização do Cancro da Mama, deixando de ser tabu.Foram mostrados exemplos fortes de mulheres corajosas. Foi abordado o assunto, de como o Cancro da Mama tem um impacto na vida, de uma forma positiva.
Esteve presente a irmã e fundadora da Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, que também ela teve cancro da mama.
O show realçou a importância do auto exame da mama, mamografias anuais e sermos persistentes em fazer mais exames, quando nos dizem que temos uma mama densa.
Foi ainda reforçado, que independentemente da idade, todas as massas, de mama, devem ser investigadas até que se obtenha um diagnóstico .
Aconselha-se mamografias anuais a partir dos 40 anos de idade, não deixando de ter por base, a primeira aos 35.
Vamos estar sempre atentas e fazer a palpação sempre que possível e não deixar descorar nada.
Bom. Escusado será dizer que ontem a televisão em vez de ser o meu habitual comprimido para dormir, foi o meu despertador.
Valeu pelo que vi, naquelas mulheres de coragem e cheias de força, para continuar a lutar pela vida.
Todas foram umanimes em viver um dia de cada vez e não fazer planos a longo prazo.

7 comentários:

Alda disse...

Que pena Cinda, quase não vejo TV mas sou uma assídua desse programa, mas ontem andei nas limpezas à cozinha e não vi!
Ainda bem que viste! Beijinhos e até sábado!

carla ervilha disse...

Gostava de ter visto, deve ter sido muito interessante. Oh Cindinha, que foto fantástica que tens no perfil! Imagino que seja da sessão. Estou desejosa de ver todas! :)) Beijinho

imel disse...

Oi linda, A Oprah aborda sempre assuntos de grande interesse. Ontem tambem vi, era sobre a vida assoberbada que as mulheres têm hoje em dia e que consequências nefastas isso acarreta para a vida dos seus filhos e restante familia. Falavam mães que pela vida atarefadissima que têm muitas vezes esquecem-se dos filhos numa ou noutra situação colocando a vida deles em risco. Isto porque infelizmente a nossa saciedade ainda não evolui o suficiente para perceber que as mulheres não podem chegar a todo o lado e que os homens têm forçosamente que ajudar.

Muito interessante.

Jokinhas

Nela disse...

Apanhei só o fim do programa... Ontem vi o das mulheres assoberbadas de trabalho e achei muito interessante.
Bjs

Lina Querubim disse...

Olá Cinda
não vi o programa que pena...mas estou totalmente de acordo com o que descreves-te o programa e principalmente a parte que dizes não existe idade para aparecer o cancro da mama.É um assunto que me incomoda profundamente quantos casos não foram negligênciados porque são novas para fazer eco e mamos e porque as mamas são muito nodelares etc...e o bicho já lá está a mutiplicar-se :( é de lamentar...
Beijinhos

Ana Paula disse...

Bom dia Cinda, vejo com regularidade o programa da Oprah e felizmente também vi o programa sobre o cancro da mama. Gostei imenso, é sempre bom ouvir e ver casos semelhantes e que estão cá para contar a história. Não tinha conhecimento de nenhum caso de dupla mastectomia,fiquei impressionada.
Maisu um programa para nos dar mais coragem e esperança de que seremos vencedoras.

Beijinhos e bom fim de semana

Lina Querubim disse...

Olá Cinda
afinal acabei por ver o programa andava á hora de almoço a fazer zapping e pimba repetiram o Oprah foi muito interessante gostei de ver mas lá ficou a lágrima ao canto do olho ;-( beijokas