sexta-feira, abril 10, 2009

Sexta-feira Santa

O silêncio, o jejum e a oração são os traços marcantes desta Sexta-feira Santa, dia em que os cristãos celebram a Paixão e Morte de Jesus.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte.A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.
A Igreja Católica, celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é um dos raros dias em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Um dos sinais de penitência que a Igreja Católica exorta aos seus fiéis, em respeito e veneração pela morte de Cristo, é a prática do jejum e da abstinência de carne.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

4 comentários:

Linda disse...

Uma Santa Páscoa

Beijinhos
Linda

Ana Paula disse...

Passei para desejar uma Feliz Pascoa e muitos beijinhos

Cristina Simões disse...

olá amiga...Feliz Páscoa..
O menina eu estou tão bem....novinha em folha,,,risos.beijos

Anónimo disse...

Cinda

Desejamos uma Santa Páscoa para si e família.

Beijinho

Rosa e Carlos