quarta-feira, novembro 04, 2009

Os amigos são para isto ...........


O mês de Outubro foi recheado de iniciativas para a prevenção e luta contra o cancro da mama. Ouvimos e vimos variadíssimos programas e entrevistas sobre o assunto e sempre se focou a necessidade de contacto imediato com o médico de família, quando algo no nosso corpo fosse alvo de transformação ou algum sintoma dos referidos se tornasse evidente.
Todas essas situações ocorreram com uma amiga que por um mero acaso me falou. Aconselhei-a a falar com o seu medico o mais urgente possível o que ela fez de imediato. Qual o meu espanto quando a informação que lhe foi transmitida não indicava nada de especial apenas a ia encaminhar para o hospital de S. Sebastião por uma questão de esclarecimento mas que não era nada de grave.
Abelhuda como sou e todos já sabem, pedi que me deixasse ler os resultados dos exames. Fiquei de imediato esclarecida da gravidade da situação e como tinha consulta com a médica que me operou, propus que me acompanhasse para lhe pedir opinião. No final de consultada e tudo estar bem comigo, pedi à doutora se fazia o favor de ver os exames. Muito simpática e prestável, como todos a conhecemos, viu a ecografia e de imediato pediu uma biopsia o que também já tinha sido feito e mostrado ao médico de família que pediu uma consulta para a especialidade de "ginecologia".
Perante estes resultados a médica do hospital não teve qualquer dúvida e disse de imediato que era urgente tirar o que ali estava. Assim no dia 2 do corrente mês voltámos para a consulta de cirurgia já com marcação e pedir todos os exames necessários para que a cirurgia seja feita já no dia 18 deste mesmo mês.
Escusado será dizer que nunca mais larguei a minha amiga naquele hospital e todos os exames já foram feitos na passada segunda feira, faltando apenas a consulta com o anestesista também já marcada e de hoje a 15 dias, tudo será resolvido.
Toda esta descrição para vos dizer que, a meu ver, não devemos ficar apenas pela opinião do médico de família perante estas situações, mesmo quando este nos envia para hospitais especializados. A espera pode ser fatal e a especialidade para que nos enviam pode não ser a mais correcta.
A minha amiga vai ser operada à MAMA e tenho a certeza que tudo vai ser resolvido sem que tenha de recorrer a tratamentos menos agradáveis após a cirurgia.
Depois dou mais notícias quando for efectuada a cirurgia. Por agora vou acompanhá-la para que esteja o mais possível bem disposta.

8 comentários:

IsaLenca disse...

É bem verdade: é sempre bom ouvir a opinião de outros médicos que sejam especialistas. Costumo dizer que é preferível pecar por excesso do que deixar andar!
E é bom ter uma teimosa cheia de energia como tu como amiga!
Bjs e que corra tudo bem com a tua amiga.

Nela disse...

O médico de família é, de facto, o primeiro crivo, mas não é único quando as suspeitas existem.
Corra tudo bem!

Lina Querubim disse...

Cinda fizeste muito bem em saber uma segunda opinião para essa tua Amiga. Eu ao contrário dela a minha Médica de familia assustou-se e assuntou-me quando fez a apalpação, foi de tal forma que saí de lá a chorar e com mamo e eco para fazer. No IPO, na consulta de Senologia é que aconteceu o que eu ñ imaginava...o Dr.X disse que não tinha nada, mas eu insisti e ñ me perguntei pq a fazer testes mais conclusivos e lá estava o bicho!
Tirando este caso que não me esqueço e outra ocasião de uma urgência da tal picada de vespa no pic-nic só tenho bem a dizer daquele hospital. Fui sempre bem atendida, mimada e acarinhada :)

Ainda bem que está tudo ok contigo Cinda beijinhos e dá uma força a mais essa Guerreira e bj para ela tb!

maguie disse...

um beijinho para as duas e que tudo corra bem

amigos são para essas ocasiões....
..

Alda disse...

Que tudo corra bem à tua amiga! Ela teve a sorte de ter perto!
Beijinho para as duas.

May Alek disse...

Que sorte ter uma amiga como você!
Desejo que tudo corra bem e a sua amiga enfrente com coragem essa fase.
Nem todos os médicos são atentos e interessados. O meu não foi.
Beijão

Mimas disse...

É assim mesmo! Tudo a correr bem com a tua amiga.

Bjcs para ti.

Natty disse...

Tu és uma mulher empenhada por CAUSAS Cindita. È muito bom ter AMIGAS assim como tu por perto. Que corra tudo bem para a tua/nossa AMIGA, ela vai naturalmente ser mais uma GUERREIRA.
XI CORAÇÃO GRANDE para ti, tua amiga, para a Guidinha e Ana Sofia.
Natty