quinta-feira, janeiro 07, 2010

Em Ovar cantam-se as Janeiras

Ovar tem uma longa tradição no cantar dos Reis, ou Janeiras, como lhe queiram chamar.
Ontem foi a noite apoteótica destas festividades. Após várias noites terem visitado cafés, residências particulares, instituições e demais, terminaram as suas actuações no Centro de Arte.
Com lotação esgotada, crianças e adultos cantaram e encantaram.
Como não podia deixar de ser, lá fomos todas para um dos cafés mais antigos da cidade, Café Ideal, ouvir e cantar com os reiseiros. A noite estava fria, mas nem isso nos demoveu das nossas tradições. Foram oito trupes que ouvi e vi, mas apenas quatro vou mostrar para que possam admirar e tomar conhecimento. Pelo que vi, esta tradição está para durar, já que os mais novos estão a aderir e a mostrar os seus valores.
video video video video

9 comentários:

Nela disse...

Então, vá, mostra lá...!
dahhh

Cinda disse...

Já podes ver e ouvir. Estavam a carregar os videos e como sabes, é um tempão.
Jokas

Anónimo disse...

Em Ovar canta-se os Reis e não as Janeiras, são coisas bem diferentes...


O cantar dos reis é uma antiga tradição celebrada no dia de Reis. Grupos chamados de "reiseiros", agrupavam-se conforme a categoria profissional para as celebrações: Viam-se troupes dos caixeiros, de limpadores de chaminés, de feirantes, de instrumentistas, de doutores, de moradores, e até de estrangeiros qe invocavam os reis Magos. Durante a noite do dia 6 de Janeiro estes grupos percorriam as ruas da cidade dançando e tocando em procissões e cantavam às portas das casas.
Em 1882, pelos Reis, há noticia de que "nas ruas da cidade arruavam zabumbas, ferrinhos e as gaita-de foles anazaladas, exclusivas dos carrejões galegos".
Durante as celebrações tinha lugar uma pantomina e uma espécie de auto dos Reis.

As Janeiras ou cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.
Ocorrem em Janeiro, o primeiro mês do ano. Este mês era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada. Era o porteiro dos Céus e por isso muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção. Era-lhe pedido que afastasse das casas os espiritos maus, sendo especialmente invocado no mês de Janeiro.
Era tradição que os romanos se saudassem em sua honra no começar de um novo ano e daí derivam as Janeiras.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de distribuidas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra.

http://pt.wikipedia.org

Paula disse...

Tu queres é festa
Estas sempre pronta para o lareu e o rsto da trupe

Continua so faz bem


BJFS

Cinda disse...

Gostaria de dizer ao senhor anónimo, que é muito feio não nos identificarmos.
Obrigada pela correcção, mas é sempre bem educado assinar o que escrevemos. Mas como todo este texto tem um autor conhecedor do que escreve,pt.wikipédia.org, admito que quem o transcreveu não se queira identificar, uma vez que teve de fazer uma cópia.
De qualquer forma continuo a aguardar sempre a sua visita.

laura disse...

*****

Fiquei mais uma vez deliciada a ouvir estes "reiseiros" e feliz por se constatar que a tradição se mantém com muita qualidade e que promete um futuro,este sim,risonho.
Beijinhos.
laura

Natty disse...

Eu cantei os Reis e as Janeiras durante muitos anos para uma Coletividade, e era assim: até ao dia dos Reis, era cantar os Reis, depois dos Reis, era cantar as Janeiras assim, continuava-mos a cantar, as pessoas continuavam a abrir a porta com EXCELENTES mesas e uma notinha GROSSA(mas isto em casas préviamente informadas da nossa presença). Bons tempos (não há muitos... 12 anos mais ou menos). Eu adorava essas noitada, eram divertidíssimas e comida á fartasana. Adeverte-te muito, hihihihih.
Xisinho bem grande para ti para a Ana Sofia e para a Guidinha.
Natty

Xekim disse...

Olá Amiga.

Boa noite e bom fim de semana.
Aproveite e seja feliz.

Beijinhos.

Cristina J. disse...

Ohhhhhhh Cinda, já estou rouca de cantar... quero lá saber se foi Reis ou Janeiras. Foi festa e convivio.

Mas estou mesmo sem voz, muda lá a música mulher eheheheh

Jokas