segunda-feira, agosto 02, 2010

Mas que fim-de-semana!!!!!!! The best

Este fim-de-semana, algumas de nós fomos fazer uma incursão aos Tempos Medievais e como sempre, não demos nada nas vistas. O sábado começou por um almoço na praia do Furadouro, com umas lulas grelhadas e umas sobremesas para emagrecer. Fotos e mais fotos, desta feita com a minha filha, um passeio pela marginal e um bom bocado em casa dos meus pais a fazer horas para o calor acalmar.

Lá fomos todos de charolas até terras de Santa Maria, para mais umas diabruras e umas sessões terapêuticas de gargalhadas. Todas já repetentes netas lides, somente a Matriarca Cacildinha era noviça. Mas logo ficou mais espevitada do que nós. À chegada fomos marcar o jantar com os Frades no Convento dos Lóios, não fosse esgotar tão saboroso manjar.
Entre conversas e gargalhadas, fomos ao tão famoso banho de relaxamento, de pernas e pés. Diga-se de passagem, um pouco diferente do habitual. Mais resguardado das vistas alheias, mas também mais interessante para as divertidas diabruras. Não posso aqui dizer o que se passou, porque ainda há mais meninas para receber e perdia a piada. Tomámos o chá refasteladas nos belíssimos espaços de relaxamento e ficámos com os músculos abdominais um tanto doridos de tanto descanso. Só acalmámos quando o elegante senhor da harpa chegou e nos tocou e cantou algumas das cantigas da época.

Chegaram as nove horas, hora de jantar e lá fomos para o convento. Seguimos todos os passos do ritual religiosamente, sempre acompanhadas do nosso Frade, por sinal nada mal-encarado.Entrámos nos claustros, lavámos as mãos nas pias de pedra e deram-nos uma toalha para as limpar, o que seria também o nosso guardanapo.

Fomos conduzidas aos nossos lugares e como de Época Medieval se tratava, há que rezar e agradecer antes da refeição. A partir de tão alto momento, até ao término do jantar um tanto mais cedo, por nossa causa, já podem imaginar! A minha empada tinha fugido e logo reclamei. Em vez de uma, apareceram duas. O caldo comido com colher de pau, escorria pelos lados e a colher quase não entrava na boca. Os jarros todos iguais, era difícil de saber qual o que tinha o quê, na escuridão, apenas à luz das velas. Enquanto decorria tão delicioso jantar composto por: um caldo de couves e feijões, uma empada de galinha em miniatura, um pão avó, um queijinho, água, limonada ou vinho e um cachinho de uvas, os Frades rezavam e cantavam, e nós não conseguíamos parar de rir, perante toda aquela encenação. A Cacilda só dizia: Cinda não diga mais nada que já não posso mais. Mas que jantarada! A certa altura, a minha filha, sempre muito compenetrada, pergunta se eram mesmo Frades e aí o pano caiu por completo, que até o Clero se desmanchou. Foi aí que o Frade Mor, teve que dar o jantar por findo, antes que mais alguma coisa descambasse, pois eram vinte e quatro pessoas à mesa e havia que manter o respeito. Como não tinha comido a fruta, troce as uvas e comi pelo caminho.

Dali, fomos para o recinto da feira comer uns doces e como estava super lotado, fomos tomar lugar para ver um dos espectáculos, já assim quase que só vimos as cabeças e pouco mais. Já noite dentro, o regresso a Ovar para pernoitar. No domingo, passeámos a pé pela cidade, almoçámos no pátio em casa dos meus pais. A Isabel Lencastre e a Inês, regressaram a casa no comboio das cinco da tarde e nós fomos dar um passeio até à Torreira e S. Jacinto, locais que ainda não eram conhecidos dos visitantes. Muito mais havia para contar!!!!! Vou ficar à espera do próximo fim-de-semana, para que seja surpresa, a quem ainda virá.





10 comentários:

IsaLenca disse...

Pois é...ainda não se pode comentar tudo...para não perder a piada para as próximas amigas. Espero que elas gostem tanto dos Banhos como nós gostámos :)

O jantar com os Franciscanos foi um must- sobretudo com os "Frades" a perderem o tino, a rirem e a galarem as nossas filhotas...

O final da noite e a nossa conversa até por volta das 04h00 foi excelente. A recepção e hospitalidade da Cinda, filhota e dos pais dela fez-nos senitr completamente à vontade. Parecia uma grande família, com a boa disposição do Pai da Cinda- a contar anedotas. Pois é a Cinda foi buscar a malandrice ao pai e as pilhas à mãe.

O passeio soube muito bem, o fim-de-semana correu a voar e, pasme-se!! o comboio chegou 15 minutos antes a Vila Franca!! Nunca tal me tinha acontecido.
É evidente que hoje estou com uma preguiceira de todo o tamanho pois nestes fins-de-semana penso que estou de férias mas....hoje, segunda, caí na real e está a custar imenso!!
Cá fico então a aguardar pelo capítulo do próximo final de semana para, então, poder dar largas "à lingua"...

Tem uma excelente semana! Bjs

Nela disse...

Estou para ver o que me espera...

Alda disse...

Se com as mais bem comportadinhas foi assim, esperem no próximo...

Beijinhos! inté!!!!

Natty disse...

Ui!? Ainda não percebi porque é que estão ali quatro pés iguais?! Talvez da IsaLenca e da Inês, ou não?! Seria da Cinda e da Ana Sofia?? Não! Talvez da Cacildinha e da Manelinha, como são amigas, vieram juntas, partilharam o mesmo verniz, ok! tudo bem.
Ai riram muito? Hum... e porquê?? Já sei! Estava tudo bem disposto e com muita alegria de se encontrarem. São momentos como estes que nos enche a alma e o coração.
AMIGOS VERDADEIROS são preciosidades.
Xi coração para todas e obrigada Cinda por nos proporcionares estes momentos.
Natty

IsaLenca disse...

Só quem tinha pernas de gigante chegqava ao repuxo...e há mais pés....não estão é tão bonitos como os outros!

Cinda disse...

Meninas e meninos, para quem vem até á Feira Medieval, sujiro que tragam vestido saias e calções.
É apenas uma pequena recomendação.
Como estava óptimo o almoço Natty!!
Para a semana vai haver mais. Que tal uma repetição? Pensem nisso.

Anónimo disse...

Cinda,que maravilhoso fim de semana nós passamos.E que pais fantasticos! Que nos receberam com tanta simpatia,alegria , amizade e sempre com boa disposição.Obrigada por nos ter propocionado estes dias de tanta alegria e de convivio,adorei estar com a Natty ,com a Isabelinha e respectivos maridos, com a Margarida e com todos que participaram no grande jantar no Convento dos Lóios."Inesquecivel" Obrigada, beijinhos a todos. Cacilda

May Alek disse...

Que coisa boa vê-las juntas e felizes. Vou esperar o outro fim de semana para saber de mais alegrias.
Beijinhos

Gigi disse...

Fiquei com muita pena por não ter podido ir.

beijocas grandes e divirtam-se muito.

Cinda disse...

Gigi ainda há o próximo. Pensa nisso e anda até aqui. Beijocas.