segunda-feira, novembro 29, 2010

Como começou Rosa Esperança

Foi nesse fim de tarde, a 27 de Setembro de 2008, em mais um encontro das Amigas do peito e do Coração nas Caldas Da Rainha, em casa da nossa querida Alda que o Rui Germano apareceu e um tanto a medo, nos lançou o repto de participarmos num laboratório de teatro.
O tema era, inevitavelmente, o Cancro da Mama. Na altura todas ficamos um pouco baralhadas sem saber o que responder. As desculpas eram as mais variadas, para não dizermos declaradamente que não.
Por parte do Rui tudo o que nós objectávamos, não tinha importância, contrapunha sempre, arranjava solução e como gerir a situação.
No final, umas mais e outras menos entusiasmadas, ou se quisermos crentes da proposta feita, lá acabámos por aceitar com mil e umas condicionantes.
Como Outubro é o mês do Cancro da Mama, duas semanas depois do desafio lançado, começaram os encontros ao domingo à tarde, no Cine Teatro Casimiros, a sede do "Quem Não Tem Cão". As mulheres foram aparecendo semana após semana, foram contando as suas histórias de luta contra o Cancro e a peça escrita começou a ganhar forma.
Com o avançar do tempo, algumas foram desistindo, até ficar o grupo final que hoje continua de pé a querer levar por esse País fora  as histórias de vida e de luta, ao longo destes últimos anos.
São SETE MULHERES, todas elas com a sua profissão, não são actrizes, não têm pretensão a isso, mas querem mostrar a todas as pessoas que as queiram ver e ouvir, que o Cancro tem cura, quando detectado a tempo e não fugir à realidade quando nos bater à porta.
Não somos apenas sete. Somos dezenas de homens e mulheres, que em conjunto, damos vida e corpo a este projecto e muitos mais se vão associando à medida que o tempo vai avançando.
E é esta a origem e a história de Rosa Esperança.

4 comentários:

Alda disse...

Foi tal e qual Cinda!

Nem sabíamos a volta que ia dar nas nossas vidas... Entrei de cabeça, e hoje estou muito orgulhosa de fazer parte deste grupo maravilhoso!
Faria tudo outra vez, como o mesmo empenho e alegria!

Obrigada Rui, por entrado na minha casa nesse dia, e deixar falar o seu coração sobre esse seu sonho, que acabou por se tornar uma linda realidade, que nos tem dado tantas alegrias!

E o melhor, o melhor ainda está para vir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gatapininha disse...

Olá Cinda
Parabéns! Ainda bem que aderiram:)
jokas

Gigi disse...

E já passaram 2 anos.

beijocas grandes e claro o melhor ainda está para vir.

IsaLenca disse...

E o melhor está para vir!