quinta-feira, dezembro 09, 2010

Não sei se deva rir ou chorar

Hoje foi mais um dia daqueles em que me apetecia ter por perto os nossos governantes e apertar-lhes o papo.
Ainda da parte da manhã, recebi um telefonema da minha filha, indignadíssima por não lhe ter sido atribuída bolsa de estudo, uma vez que feitas as contas e com toda a documentação entregue devidamente, lhe seria atribuída pelo menos a bolsa mínima, o montante das propinas. Como ela muitos mais se indignaram e outros se espantaram por receberem valores elevados de que não estavam à espera.
Com tudo isto, só posso pensar que mais uma vez neste País à beira mar plantado, as coisas foram feitas em cima do joelho ou então tudo metido no saco e vamos tirar às sortes para ver se pega.
Para quem me conhece, sabe que ficar quietinha não é o meu feitio, tanto mais quando sinto que tenho razão.
É de lamentar que haja alunos com notas acima da média, porque estão a tirar o curso para o qual se candidataram, terem de deixar os estudos porque os pais ou os familiares de quem dependem, não podem pagar as propinas, porque já assim estão com muitas dificuldades para que possam estar deslocados ou até só para pagar as sebentas e a alimentação.
Quando chegou a casa a minha filha só me disse assim: "Mãe eu e a Cátia, não sabíamos se queríamos rir ou chorar, assim como outros colegas nossos se sentiam envergonhados com o valor da bolsa que iam receber.".
Perante esta situação, a motivação dos futuros homens deste País, vai por água abaixo. Parece que alguém se está a esquecer que não é eterno e que o futuro depende destas gerações que agora se querem aprender, e felizmente com muito boa formação e sentimentos.
Vou ficar a aguardar mais notícias, mas sem ficar caladinha, como todos vós já me conhecem.

5 comentários:

IsaLenca disse...

É verdade Cinda.
Em Portugal devia investir-se mais na educação por forma a conseguirmos (os nossos filhos sobretudo) ter uma vida melhor, haver maior produtividade e assim o próprio país onde moramos e vivemos também melhorar. Mas agora com a crise- tudo é crise- cortam em todo o lado menos onde deveriam cortar, na minha opinião.
Lá diziam os Gatos "eles falam, falam, mas não os vejo a fazer nada"! E o que é pena é que a maior parte das pessoas que vêm não estão para se chatear pois dá muito trabalho. Acho que muitos deveriam levar uma alfinetada no rabo a ver se acordavam e refilavam como deve ser.
Fazes bem em não ficar caladinha....também sou assim. É evidente que muita gente não gosta de refilonas mas se dissermos sempre "está bem" a tudo nunca as coisas andarão para a frente.
Agora eu própria vou ver a situação da minha filha e verei depois como agir - ainda me faltam elementos- a candidatura dela está neste momento NIM - porque eu, propositadamente deixei uns elementos por preencher. A ver vamos o que vai sair daqui.
E espero que muitos mais pais, estudantes e mesmo professores, comecem a dar novidades- ainda há poucas ou quase nenhumas notícias sobre este assunto. Porquê? Ainda não percebi mas vou tentar perceber.
Bom fim-de-semana. Bjs

imel disse...

É assim mesmo Cinda!

Infelizmente neste país quem não se "mexe" não tem direito a nada.

Beijinhos e tudo a correr bem!

Anónimo disse...

Quando andava na fac, pedi bolsa e apesar de ser deslocada e outros factores relevantes, não me foi atribuída. Muitos colegas meus, não deslocados, recebiam... para comprar rádios e pneus para o carro. E eu tive que trabalhar para sustentar os meus estudos até que, com novos valores de propinas, absurddos, tive que deixar a faculdade pendurada.
É uma tristeza!

VandaR

Gigi disse...

Eu tenho vergonha dos meus governantes e mais não digo.

Graça disse...

É vergonhoso, Cinda
Este pais está mesmo a bater no fundo...
Não tenho nada contra os ciganos!! mas... dão-lhes subsídios para obrigarem os filhos com 14/15 anos a frequentar a escola primária (para quê??), e para os que realmente merecem, que se esforçam para serem Alguém na vida, e garantir o futuro deste país... nada... é revoltante!!
Também estou à espera... os resultado na escola da minha filha só saem em Janeiro.
Beijinhos