segunda-feira, dezembro 30, 2013

Nós, os duros............!!!!!!!!



Não estava nos meus planos de terminar o ano de 2013, a ouvir falar de cancro, mas isso acabou por acontecer, ao ouvir o jornal da noite na SIC. Um programa sobre o IPO de Lisboa, que retrata o que é a vida no hospital, de um doente oncológico, antes, durante e depois dos tratamentos.
Revivi tudo que passei há sete anos, tudo o que senti, as dúvidas todas que tive, as incertezas de quem me rodeava, o que senti pelos familiares e amigos e fundamentalmente, o apoio e o empenho incondicional dos profissionais de saúde
Os duros, como somos designados, nós sobreviventes de cancro, continuamos sempre com um frio na barriga a cada consulta de rotina, mesmo depois de tratados porque nunca nos é dito que estamos “curados”.
O voltar ao hospital, apenas por voltar, não é por acaso que isso acontece. Sentimos necessidade de ajudar quem lá está e sabemos tão bem, o quanto custam todos os momentos que por lá andamos!
Afinal, não somos assim tão duros, quanto nos querem fazer parecer! Somos pessoas, com muitos sentimentos que se aprofundam, devido às circunstâncias. Nunca mais voltamos a ser iguais, porque as sequelas com que ficamos, físicas e psicológicas, levam-nos a ser diferentes.
Bem-haja, quem nos continua a tratar, e muitas vezes bate o pé perante as burocracias com que se deparam, para exercer a sua profissão condignamente, de alma e coração.   
Obrigada aos profissionais de saúde, do Hospital de S. Sebastião.

4 comentários:

Gatapininha disse...

Por vezes somos "duros" para não magoar os outros, outras vezes somos "duros" porque não temos que nos apoie!!

Um bom ano!! Feliz 2014!!

jkas

Natália disse...

Também vi a reportagem e gostei.
Nunca mais seremos as mesmas,como aquelas meninas disseram o friozinho na barriga volta sempre a cada exame a cada consulta.
Só quem passa por isso é que sabe.
Mas estamos aqui amiga!
Beijinhos e um feliz 2014 com muita saúde.

Mirtes Stolze. disse...

Chegando e desejando um lindo 2014.
Beijos.
Fica com Deus,e que seja o seu melhor ano.
Beijos.

Gigi disse...

Também vi a reportagem e gostei bastante.

Aproveito a oportunidade de te desejar um ano de 2014 cheio de coisas boas.

Gigi