quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Avó Ana-Um século de vida


Foi no dia 12 de Fevereiro de 1909, no lugar de Fojo, freguesia de Souto e concelho de Santa Maria da Feira, que nasceu uma menina, a quem os pais, deram o nome de Ana de Oliveira Leite.
Ainda criança, ficou órfã de pai e mãe, sendo criada pela irmã mais velha, de seis irmãos. Frequentou a escola primária, onde aprendeu a escrever o seu nome e pouco mais. Como as dificuldades eram muitas, acabou por abandonar o estudo e começou a trabalhar, como criada de servir, em casa de senhores.
Cresceu e fez-se mulher. Em 1933, casou com o avô Serafim e ficou a viver em casa dos sogros.
Deste casamento, nasceram cinco filhos: quatro rapazes e uma rapariga.
Em Abril de 1945, por motivos profissionais do marido, foi viver para Torres Novas, onde construíram o seu património e por lá se mantiveram até aos anos 80.
Voltaram para o norte, mais propriamente para Ovar, onde viria a falecer o avô Serafim em 1983.
Desde essa data, vive em casa da filha mais nova, onde se comemora hoje o seu centésimo aniversário, na companhia dos filhos (5), dos netos (9) e dos bisnetos (16). Claro que somos muitos mais, pois estão os respectivos conjugues, de cada filho e neto.
Um grande Viva à avó ANA. Não são muitas as pessoas, que têm o privilégio de comemorar um século de vida, perfeitamente lúcidas, após uma vida de trabalho e sofrimento.
Toda esta história, foi-me contada ontem pela Avó ANA.
Parabéns avó ANA. Para o ano vamos aos 101.

20 comentários:

Isa disse...

Parabéns à tua Avó,linda idade!...
Que bom poder viver-se 100 anos, estando lúcida, e que bom poder ter-se uma avó durante 100 anos!...
Eu não tive o privilégio de privar com os meus avós, porque os paternos já tinham morrido quando eu nasci, e a minha avó materna faleceu tinha eu 4 anos, lembro-me vagamente de algumas diabruras que lhe fazia, apenas me recordo do meu avô paterno, mas nada de grandes mimos...
Hoje sou avó como tu sabes, e quero deixar na minha neta a imagem duma avó amiga, que dá tudo por ela e que a ama muito, porque se não poder chegar aos 100 anos, quero ser recordada com carinho e amor.
Ontem não apareceste para afiar o farpão, foste mais tarde ou simplesmente não foste?
Beijinhos
Isa

Anónimo disse...

Um século de vida???
Parabéns à AVÓ !!!
Costumo passar por aqui, mas hoje tenho de deixar aqui a minha "marca", pois não é todos os dias que alguem que nos é querido faz 100 anos.
Aproveito e deixo aqui um beijo para a babada Avó Isa, já que os avós dela também são os meus.
Cumprimentos
J.A.

Alda disse...

Muitos Parabéns à avó Ana!!!

Com esse lindo aspecto parece que menos 20 anos!
Chegar aos 100 anos assim também eu gostaria... Agora já sei a quem sai a menina Cinda...
Boa festa de anos da avó Ana com muita alegria.

Beijinhos para vós.

IsaLenca disse...

Bem podes estar orgulhosa de ter uma avó com 1 século! E na foto, como diz a Alda parece 20 anos mais nova, tem um aspecto bem lúcido. Isso é que é mulher de fibra! Deve ser giríssimo ter toda a família reunida!
Parabéns e beijinhos.

Nela disse...

Um beijinho bem repenicado para a avó Ana. Diz-lhe, por favor, que eu nunca conheci avós ou avôs e que se ela me quiser adoptar, faça favor. Eu agradeço. Deve ser giro ter avós.
Muitos parabéns!

Isa disse...

olá bom dia, parabéns a avo Ana.Um beijinho

mari-lou disse...

Parabé ns Cinda por teres o previlégio de teres uma avó com cem anos e tão conservada e bonita isso é uma esperança de longa vida para ti hi,hi,hi,..


Parabéns à tua avózinha e dá-lhe um beijinho meu.PARABÉNS avó.

Cristina J. disse...

Olha Cinda, estou boquiaberta com a tu avó Ana... parece mesmo ter menos 20 anos!

É bonita a tua avó.
Também a minha avó materna era Ana, assim como a minha filha.

Parabéns á vóvó e a toda a familia, deve mesmo ser um dia super especial.

Bjinhos a todos e saúde

Mimas disse...

Bm, que espectáculo, parabéns à avó Ana! Eu ainda tive o previlegio de contar com os meus avos maternos até aos meus 30 anos, dos paternos é que não mas herdei o nome da minha avó.

Olha Cinda, depois faz um post a explicar essas de irem "afiar o arpão", sim?!

Bjcs

Isa disse...

Mimas
Não é arpão. É mais farpão que é arpão c/ farpas....
Farpas para espetar em algo, em alguém...que é como quem diz " má lingua", percebes?
Bjos
Isabel

lucinda maria disse...

Isa ontem não houve converseta, mas sei que está tudo a ir muito bem contigo. Os primos já tinham chegado e as saudades eram muitas. Fui só na hora marcada.
Está esclarecida menina Mimas????
Vim a casa de fugida, mas a festa está a correr super bem. Está tudo muito animado e a avó gostou de se ver na net.
Já lhe dei os beijinhos todos que vocês mandaram.
Amanhã mostro algumas das fotos da festa, e quando tiver o jornal da cidade as fotos e a entrevista.
Beijocas

Nela disse...

E já perguntaste à Sra. D. Ana se quer ser minha avó???

IsaLenca disse...

E com 100 anos veio à net?
Estes tempos estão mesmo mudados!
Estou curiosa para ver as notícias dos jornais! Isso sim é ter motivo forte para guardar com orgulho esses recortes...para a posterioridade!

Anónimo disse...

Parabéns á VÓVÓ Ana pelo seu meio século de existência (100) anos é um número bonito, que Deus lhe dê mais alguns e a continuar assim fresquinha.
Beijinhos para a VÓVÓ, para a Cinda e toda a Família.
Natty

lucinda maria disse...

Fica querida já falei com a avó e lá por isso, mais uma não tem problema.
Neste momento estou aescrever ao pé da Avó que já apagou as velas dos seus 100 anos.
Já se começam a despedir, pois a noite já está a começar e o frio começa a chegar.
Natty, não é meio século, mas sim um século.
Ainda ppor aqui vou ficar até mais tarde. Jokas

Lina Querubim disse...

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cinda és uma pessoa muito rica,sabes porquê??
Ainda tens pais, avó que maravilha!!!!!
Deves te sentir muito completa!
Deixo aqui um bejinho muito grande á Vóvó e á familia toda!!!Que se repita por muitos mais anos!!!!

May Alek disse...

Que maravilha, Cinda!
Sua avó é mesmo linda! Parabéns!
Beijinhos

mari-lou disse...

Cinda se tivers um bocadinho vai ao meu novo blogg mariadelourdesmachadopintogerm@gmail.com
Tenho lá um miminho para a tua avó.


Beijinhos às duas.

Anónimo disse...

Cinda, ontem tirei meio século á VÓVÓ Ana, foi mesmo meio século de lapso, estava a pensar no meu meio
e escrevi (meio século (100))daaaaaaaaaaaa, o que faz isto é a pressa e escrever e não ler é quase como falar e só depois pensar, mas é prório da idade.
Um beijinho á VÓVÓ, á Cinda e restante família.
Bom fim-de-semana.
Natty

IsaLenca disse...

Cinda- vai às CLAC's- fizémos alterações e para verificar se já podem comentar. Precisamos de críticas construtivas.
Bom fim-der-semana! Bjs

Enquanto houver estrada para andar, não vou parar...

 «Em Abril de 2006, foi-me detetado um cancro na mama, quando soube fiquei em choque, mas no mesmo momento pensei que mais importante era a ...