sábado, setembro 26, 2009

Ovar, 52 semanas, após o desafio que nos foi lançado


Como o título refere, faz hoje 52 semanas em que, na casa da Alda e do Zé Manel nas Caldas da Rainha, se realizou o 7º Encontro das Amigas do Peito.

Foi nesse fim de tarde, a 27 de Setembro, que o Rui Germano apareceu e um tanto a medo, nos lançou o repto de participarmos num laboratório de teatro.

O tema era, inevitavelmente, o Cancro da Mama. Na altura todas ficamos um pouco baralhadas sem saber o que responder. As desculpas eram as mais variadas, para não dizermos declaradamente que não.

Por parte do Rui tudo o que nós objectávamos, não tinha importância, contrapunha sempre, arranjava solução e como gerir a situação.

No final, umas mais e outras menos entusiasmadas, ou se quisermos crentes da proposta feita, lá acabámos por aceitar com mil e umas condicionantes.

Como Outubro é o mês do Cancro da Mama, duas semanas depois do desafio lançado, começaram os encontros ao domingo à tarde, no Cine Teatro Casimiros, a sede do "Quem Não Tem Cão". As mulheres foram aparecendo semana após semana, foram contando as suas histórias de luta contra o Cancro e a peça escrita começou a ganhar forma.

Com o avançar do tempo, algumas foram desistindo, até ficar o grupo final que hoje trás a Ovar as suas histórias de vida e de luta, ao longo destes últimos anos.

São SETE MULHERES, todas elas com a sua profissão, não são actrizes, não têm pretensão a isso, mas querem mostrar a todas as pessoas que as queiram ver e ouvir, que o Cancro da Mama tem cura, quando detectado a tempo e não fugir à realidade quando nos bater à porta.

Hoje, sinto uma felicidade muito grande, por poder receber este grupo maravilhoso, na cidade onde resido.

Não somos apenas sete. Somos dezenas de homens e mulheres, que em conjunto, damos vida e corpo a este projecto que queremos levar por este País fora.

Ovar é a primeira cidade a receber a digressão de "Rosa Esperança".
Lotação esgotada.



12 comentários:

Isa disse...

Quero expressar aqui o meu apreço por todas vós, incluindo, claro está, o encernador!
A ti Cinda, mais uma vez quero do fundo do meu coração dizer-te obrigada porque foste a primeira pessoa a comentar no meu blogue e foste a primeira pessoa que eu conheci, deste rol de amigas inesquecíveis!
Obrigada pelo esforço de trazeres esta peça à nossa região, mas conhecendo-te como conheço, tu és realmente um exemplo de dedicação e amor à causa, e isso ficou comprovado na lotação do Centro de Arte de Ovar que esgotou para vos ver e ouvir.
Parabéns
Isa

mari-lou disse...

Vim aqui para vos desejar um hóptimo espéctaculo,e que as forças não te faltem para o teu grito de guerreira,

Eu vou-te vencer! Eu vou-te vencer!!!!!!!!

Beijinhos.

Lina Querubim disse...

Cinda
não vou estar presente mas é como esteja ;) vai correr tudo bem têem as Amigas do Norte a dar-lhes força e as outras estão em pensamento :))) muita merda para todos!
Beijinhos e depois conta qq coisa!

Carla disse...

Que tenham brilhado em palco como o têm feito!

Beijinhos

Carla Damásio

Linda disse...

Cinda,
mesmo depois de lhe ter dado os parabéns pessoalmente não podia deixar devir aqui, onde tudo começou expressar a minha admiração por 7 mulheres que de actrizes não tinham nada, mas que não tiveram medo de abraçar este desafio(mais um nas vossas vidas) e mostrar que... quem quer pode vencer!
Estiveram todas muito bem, adorei o espectáculo e recomendo a todos que tenham oportunidade de ver que não percam, é uma partilha de emoções.
Gostei imenso de vos ver pessoalmente pois já vos conhecia a todas daqui deste mundo virtual!
Um beijo grande para todas!!!


P.S. Cinda vamos ver se arranjamos um cafézito na no Furadouro OK? Bjs

Alda disse...

Cinda, como o tempo passou... nem parece que já fez um ano que andamos nestas andanças, mas eu não estou arrependida, pelo contrário estou muito orgulhosa desta projecto!!! Não é nada fácil, mas está a valer a pena!
E tu foste incansável na organização do espectáculo em Ovar...Obrigado!!!

Beijinhos

IsaLenca disse...

Pois o tempo voa! Mas também é sinal que coisas boas vão acontecendo!
Já sei que foi um sucesso. Pena que eru tive de não estar por essas bandas...mas não posso ir a todas :)
E já sei que tiveram a visita da Amiga Maysa! De certeza que deve haver por aí umas fotos e mais novidades, não?
Bjs

Ester disse...

Mais uma vez parabéns Cinda, adorei conhecê-la... fico a aguardar pelo nosso encontro aqui no Porto... (quando vier p/ estes lados, não se esqueça...)
Tenho a certeza que todos os espectáculos serão um sucesso... Bj. grande e muita força...

Paulo Azevedo disse...

Pois é, Cinda, já passou esse tempo todo, já passámos por muitas coisas juntos e eu orgulho-me de fazer parte deste grupo e de poder dar o meu contributo para o projecto. Gostei muito de ter estado em Ovar e de presenciar a partilha de emoções que sempre existe, mas que em Ovar, com a presença e contribuição do público, dirigindo-se a vós no final, foi espectacular!
Beijinhos e até Sábado, para mais um desafio!

Cristina J. disse...

Quem diria Maria Laurinda!
Tu, que nesta foto estavas apenas como "ouvinte"...

Já passou tanto tempo?! de facto parecemos mais novitas (e magrinhas!).

Têm sido umas semanas intensas, mas gratificantes.
Abençoado dia...

Jokas

Salomé disse...

Mais uma vez mostras-te a guerreira que és. Já tinha visto uma vez a peça e adorei revê-la. Estavas o máximo. Parabéns
Beijo

Salomé disse...

E mais uma vez cometi um erro ortográfico ahahahahah. É "mostraste" e não "mostras-te". É oa que faz escrever e conversar no msn...lol