sábado, setembro 26, 2009

Ovar, 52 semanas, após o desafio que nos foi lançado


Como o título refere, faz hoje 52 semanas em que, na casa da Alda e do Zé Manel nas Caldas da Rainha, se realizou o 7º Encontro das Amigas do Peito.

Foi nesse fim de tarde, a 27 de Setembro, que o Rui Germano apareceu e um tanto a medo, nos lançou o repto de participarmos num laboratório de teatro.

O tema era, inevitavelmente, o Cancro da Mama. Na altura todas ficamos um pouco baralhadas sem saber o que responder. As desculpas eram as mais variadas, para não dizermos declaradamente que não.

Por parte do Rui tudo o que nós objectávamos, não tinha importância, contrapunha sempre, arranjava solução e como gerir a situação.

No final, umas mais e outras menos entusiasmadas, ou se quisermos crentes da proposta feita, lá acabámos por aceitar com mil e umas condicionantes.

Como Outubro é o mês do Cancro da Mama, duas semanas depois do desafio lançado, começaram os encontros ao domingo à tarde, no Cine Teatro Casimiros, a sede do "Quem Não Tem Cão". As mulheres foram aparecendo semana após semana, foram contando as suas histórias de luta contra o Cancro e a peça escrita começou a ganhar forma.

Com o avançar do tempo, algumas foram desistindo, até ficar o grupo final que hoje trás a Ovar as suas histórias de vida e de luta, ao longo destes últimos anos.

São SETE MULHERES, todas elas com a sua profissão, não são actrizes, não têm pretensão a isso, mas querem mostrar a todas as pessoas que as queiram ver e ouvir, que o Cancro da Mama tem cura, quando detectado a tempo e não fugir à realidade quando nos bater à porta.

Hoje, sinto uma felicidade muito grande, por poder receber este grupo maravilhoso, na cidade onde resido.

Não somos apenas sete. Somos dezenas de homens e mulheres, que em conjunto, damos vida e corpo a este projecto que queremos levar por este País fora.

Ovar é a primeira cidade a receber a digressão de "Rosa Esperança".
Lotação esgotada.



quarta-feira, setembro 23, 2009

Será que temos de sofrer por vidas passadas?


No primeiro dia de Verão, quando o Sol queimava sem pedir licença, o que pensaria esta MULHER ao olhar o sistema solar!!!!

Nada certamente, apenas olhava e pensava, como poderiam as crianças perceber o que é este universo de astros e constelações.

Certamente que revivia, como lhe ensinaram o que é o sistema solar, como estamos em cima da Terra sem que possamos cair! Como iria ensinar ao seu AMOR pequenino tudo aquilo que aprendera.

Hoje estou triste, porque sei que nada disso vai acontecer. Estou triste, porque não tem que estar a sofrer. Estou triste, porque já não tem forças para lutar.

Mas podem-me chamar "maluca", porque quero que o seu sofrimento acabe rápido, para descansar em paz.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Rosa Esperança em Ovar


Rosa Esperança vai começar a sua digressão pelo País. De Norte a Sul, estaremos em várias localidades, para transmitir a nossa força, e levar a todos que nos queiram ouvir e ver, as nossas histórias de luta contra o inimigo invisível, mas poderoso.

Assim, Ovar será a primeira localidade a receber "Rosa Esperança", depois de dois espectáculos em Rio Maior, no passado fim de semana.

Aguardo a vossa presença e divulgação pelos vossos amigos, para que estejam presentes no próximo sábado dia 26 de Setembro, pelas 21h30, no Centro de Arte de Ovar.

Os bilhetes estão à venda desde a passada sexta-feira. Podem ser adquiridos na bilheteira do Centro de Arte, feitas reservas pelo telefone 256 585 451 e em http://caovar.bilheteiraonline.pt/

Uma boa semana e venham ao teatro.

sexta-feira, setembro 18, 2009

Não abandone os animais. Um dia, ainda poderá vir a ser abandonado...


“O Verão é tempo de férias e alegria, mas também de tristeza, para quem gosta realmente de cães. É nesta época do ano que se dão mais abandonos e a vida de muitos cães não volta a ser o que já foi.Perdem o lar, a família que tinham e, em muitos casos, até a vida. É sem dúvida um fim de história muito triste, uma vez que, um lar e uma família são fundamentais para que um cão ou qualquer outro animal seja FELIZ.Esta podia ser apenas mais uma história pronta a cair no esquecimento, mas se os animais também aprendem porque não podemos nós fazer o mesmo e, aproveitando esta oportunidade, ajudar a transformar os erros do passado na expectativa de um futuro melhor, para os cães, mas também para nós enquanto seres humanos.”Não abandone os animais! Ajude-nos a lutar contra o abandono e o esquecimento!

quarta-feira, setembro 09, 2009

A minha viagem a Lisboa

Quando cheguei a Lisboa, não fui capaz de resistir. Logo à saída de Santa Apolónia, apanhei um táxi e fui direitinha ao Hospital Polido Valente. Por sinal um taxista muito simpático e muito sensível.
Ao entrar nos espaços do Hospital, tive a sensação que estava num filme dos anos 20 ou 30.
Vários pavilhões, já antigos, mas que transmitiam a confiança de que ali tudo se pode tratar e a vida vai continuar. É um espaço muito grande, com várias acessos, sendo o pavilhão de Pneumologia, o último, bem lá no alto.
Subi ao terceiro piso e sem dizer nada, apresentei-me no quarto da Nicha, provocando por uns instantes na sua memória, de quem me tinha visto uma única vez, quem era a esgrouviada que estava a entrar sem pedir licença.
Foi muito bom poder dar um abraço apertadinho, à menina com os olhos cor de água.
Encontrei uma Mulher muito determinada, cheia de força para lutar e vencer, quem a quer derrotar.
Saí de lá com a convicção de que tudo vai correr bem. Força Nicha. Nós somos muito mais fortes do que ele.
Quanto ao marido da Laurinha, as coisas estão a correr bem, a cirurgia foi satisfatória. Hoje já voltei a falar com ela e as coisas estão a correr bem. Para os dois um beijo do tamanho do mundo.

Como já vos tinha dito, ontem era dia de junta médica. Tudo bem, volto daqui a seis meses para nova conferência da situação e porque ainda estou em processo de reconstrução.

O resto da tarde aproveitei para descer a Av da Liberdade a pé, passear pela rua Augusta, tirar muitas fotos e ir ver os barcos a atravessarem o Tejo, até à estação fluvial. Tudo isto sempre a caminhar, para voltar a casa no comboio das 17,30h e chegar já noite, feita num fanico.


segunda-feira, setembro 07, 2009

Picas, picadas e picadelas........


Hoje foi dia de pica. Melhor dizendo: dia da agulha grossa, para implantar o tal tratamento nas nossas barriguitas.

Não me enganei, ao dizer nossas, porque fui eu e a Margarida.

As análises têm os valores normalizados, trouxemos mais uma caixa de pílulas e duas requisições para levantar as restantes na farmácia do hospital.

Papel foi coisa que não faltou. Exames e mais exames, para conferir os interiores das meninas, uma vez que o Dr. não descora em nada.

Quanto à minha mamoca, as coisas já estão a melhorar, mas desta vez, muito devagar. Parece que é normal, quanto mais perto se está da segunda cirurgia, mais vai custando.

Há que ser positiva e não pensar muito na dor nem no incómodo, mas sim no projecto futuro.

A minha filhota já está melhor, com o rabiote aos furinhos das injecções de penicilina, mas só faltam duas.

Amanhã lá vou mais uma vez a Lisboa, para junta médica, mas desta estou um bocado empenada. Com dores e com o calor, vai-me custar um bocado a viagem.

Estas são as novidades por hoje. Amanhã poderão haver mais.

sexta-feira, setembro 04, 2009

Rosa Esperança 2ª temporada e bom final de semana

É sexta-feira novamente e mais uma semana está a chegar ao fim.
Foram uns dias muito atribulados, com as minhas novas lides, mas tudo correu bem e ontem a noite culminou com a apresentação do nosso trabalho. Foi uma apresentação diferente, inovadora, acessível a todos quantos nos quiseram ver.
Hoje foi dia de mais uma ida ao Porto para, quase terminar, o enchimento do expansor.
As coisas estão a correr bem, no entanto começa já a fazer-se sentir a dor na pele. Os tecidos já estão esticados, não havendo mais por onde expandir. Segundo o médico, mais uma ou duas seringas de solução salina e faço a 2ª cirurgia ainda antes do Natal.
Dia sete tenho mais uma consulta, com a respectiva injecção (aquela que muitas de nós conhecemos e que é de fugir), assim como não escondo a cagufa,porque também vou saber os resultados das análises e marcar novos exames, para terminar esta primeira fase do processo, porque final de Novembro, faz três anos que terminei os tratamentos de quimio.
Minhas amigas, tudo isto para vos desejar um óptimo final de semana e vos aguçar o apetite, com os vídeos de promoção do "ROSA ESPERANÇA" que vai começar já no dia 19 de Setembro, a sua segunda temporada.
Não se esqueçam que em Ovar, estará no dia 26 de Setembro, no Centro de Artes, pelas 21,30h

Quem não tem cão apresenta ROSA ESPERANÇA Projecto Mulheres e Cancro da Mama



PRAIA - ROSA ESPERANÇA

quarta-feira, setembro 02, 2009

Força grande Mulher do Norte.
Esta cara linda, de olhos azuis, está a precisar de toda a nossa força.
Sempre nos deu muitos mimos e soube dizer e escrever as palavras certas, nas horas certas.
Agora vamos ser nós, Amigas, que vamos dar as mãos e juntar todas as nossas energias positivas, para manter a Laurinha sempre com este ar lindo e confiante.
Tudo vai correr bem, minha querida. Sei que és uma grande Senhora e com a nossa força ainda mais.
Beijos do tamanho do mundo, Menina Laurinha.

Enquanto houver estrada para andar, não vou parar...

 «Em Abril de 2006, foi-me detetado um cancro na mama, quando soube fiquei em choque, mas no mesmo momento pensei que mais importante era a ...