
Será que podemos confiar nas pessoas que vigiam as nossas praias?
Pois eu acho que não. Quando afirmo assim com tanta garra, é porque tenho a certeza do que vos digo.
Para ser nadador salvador, precisam apenas de fazer umas quantas piscinas, não importa o tempo, nem como, para provarem que sabem nadar.
Nadar no mar, não é propriamente uma piscina ou um lago. Temos de ter a resistência necessária e saber faze-lo correctamente. Senão vejamos, o que aconteceu ontem, na praia que pertence à minha localidade.
Um amigo da minha filha, assim como tantas outras pessoas, resolveram mandar umas braçadas no mar, porque estava bandeira verde e aparentemente sem qualquer problema para se tomar uma banhoca.
Mas as coisas não correram assim tão bem. Apesar da bandeira verde, a meu ver incorrecta, porque o mar estava a puxar, o moço foi arrastado pela corrente sem se aperceber bem do que lhe estava a acontecer e cada vez mais se afastava da costa.
O nadador salvador limitou-se a apitar e fazer sinais para que ele regressasse à costa, o que não aconteceu, porque estava cansado e como tal, tentou boiar para ganhar forças para regressar.
Como é uma praia com escola de surf, no momento andavam alguns no mar, e esses sim, apercebendo-se que a pessoa se estava a afastar, foram em seu auxilio, continuando o nadador sem nada fazer, somente a apitar.
Quando ambos estavam a chegar a berma, lá se decidiu mandar uma prancha, que foi o surfista que a recebeu.
Agora digam-me se podemos confiar em quem está a tomar conta das nossas praias!!!!
Espero que tenha servido de lição para o senhor salvador e que para a próxima tome providencias e vá ver o que realmente se passa sem ter que gastar tanto apito.
Para quem de direito, proponho que tome mais cuidado e atenção na contratação de pessoas para o desempenho destas funções.
Boa praia e tenham cuidado, não se fiem muito...