domingo, março 02, 2008

Recordações







Hoje , quando arrumava as fotos, em pastas no meu computador, encontrei estas imagens, entre outras, que me trouxeram uma grande saudade. Belgais. Numa escola rural da vizinha aldeia da Mata, bem no interior de Portugal, onde , antes, só se aprendia a ler e a fazer contas, a educação artística despontou.


Belgais é um paraíso no meio de um paraíso. O seu enquadramento na paisagem é perfeito, desde o canto da cigarra e o silêncio da terra, o voo da ave reflectido na água da piscina, até ao murmúrio do vento.


Dentro e fora das casas que compôem o complexo cultural e artístico, fundado por Maria João Pires - uma das maiores celebres pianistas da actualidade -sente-se um equilíbrio entre o interior e o exterior.


Quando visitei Belgais, estava acompanhada por professores, pais e alunos da Academia de Música do Orfeão de Ovar. A visita, foi no âmbito de dar a conhecer aos alunos, o que temos no nosso país, motivando-os para um maior interesse cultural.


Foi um dia de muito calor, uma viagem muito cansativa, mas que valeu por tudo o que vimos, pela forma como fomos recebidos e pelo concerto que nos foi facilitado assistir.


Para mim, foi um momento muito importante, ter sido recebida, por aquela. que com toda a justiça, é uma diva do piano. A sua simplicidade e simpatia, para com todas estas crianças e adolescentes, não deixando nenhum sem um beijinho, nem autógrafo, tem um valor incalculável, que os nossos governantes não souberam manter e ajudar.


Já lá vão quase cinco anos, mas um destes dias, vou voltar lá para rever todo aquele espaço digno de ser conhecido e divulgado, aos nossos jovens que gostam de arte e que, na maioria das vezes, as portas lhes são fechadas.



6 comentários:

IsaLenca disse...

Realmente é uma maravilha de local e a sua criadora/impulsionadora, uma simplicidade e simpatia. Ainda me lembro das poucas vezes que fui de combóio até Castelo Branco e dela também seguir caminho, na mesma carruagem, e com simpatia até falar connosco.
Mas ouvi dizer que os apoios em Portugal quase que já terminaram. O que é uma pena! E que as dificuldades já começam a apertar!
E tanto dinheiro mal gasto noutras coisas...de pouca importãncia.
Bjs

Cinda disse...

Pois é verdade isalenca, os apoios cá em Portugal são muito poucos ou quase nenhuns, a maioria são espanhois, em colaboração com Salamanca. Neste momento quem está na direcção é a filha, que teve de assumir após o exílio forçado da mãe para o Brasil.Em 2006 Maria João Pires foi operada ao coração para lhe ser colocado um "bypass". A grnde musa do piano, vai presentear os seus admiradores ainda este ano em Belgais, segundo informação.Bjs meninas.Cinda

Alda disse...

É bom recordar...
Beijinhos

isa disse...

olá..hoje fala-se muito de recorda~ções nos blogs...eu como sou carangejo..sou muito de recordar o passado e lembrar bons momentos

Cinda disse...

Sempre foste aos blogs...então vai lá novamente para saberes novidades.Bjs Cinda

AllenGirll disse...

Ahhh...

Aquelas recordações que nos fazem ver que já percorremos um longo caminho e que ainda temos mais um pela frente...Sempre com algumas pedritas, às quais temos de ter atenção quando as arredarmos... MAs sempre devemos andar com esperança,optimismo e força de vontade!

Muits beijinhos*