quarta-feira, abril 22, 2009

Será que estamos a ficar velhos?????


De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que
nascemos nos anos 50, 60, 70 e princípios de 80, não devíamos ter
sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas
com cores bonitas,em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes
lambíamos e mordíamos.

Não tínhamos frascos de medicamentos com tampas 'à prova de crianças',
ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas.

Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes.

Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags,
viajar á frente era um bónus.

Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem.

Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com
açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá
fora.

Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.

Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a
grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que
esquecemos de montar uns travões.

Depois de acabarmos num silvado aprendíamos.

Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que
estivéssemos em casa antes de escurecer.

Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso.

Não tínhamos Play Station, X Box.

Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema,
telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet.

Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos á rua.

Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doía!

Caíamos das árvores, cortávamos-nos, e até partíamos ossos mas sempre
sem processos em tribunal.

Havia lutas com punhos mas sem sermos processados.

Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de
sermos apanhados.

Íamos a pé para casa dos amigos.

Acreditem ou não íamos a pé para a escola;

Não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem.

Criávamos jogos com paus e bolas.

Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem.

Eles estavam do lado da lei.

Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre.

Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas.

Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos
a lidar com tudo.

És um deles?

Parabéns!

Passa esta mensagem a outros que tiveram a sorte de crescer como
verdadeiras crianças, antes dos advogados e governos regularem as
nossas vidas, 'para nosso bem'.

Para todos os outros que não têm a idade suficiente , pensei que
gostassem de ler acerca de nós.

Isto, meus amigos é surpreendentemente medonho... E talvez ponha um
sorriso nos vossos lábios.

A maioria dos estudantes que estão hoje nas universidades nasceu em
1986, ou depois. Chamam-se jovens.

Nunca ouviram 'we are the world' e uptown girl conhecem de westlife e
não de Billy Joel.

Nunca ouviram falar de Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle,
entre muitos outros.

Para eles sempre houve uma só Alemanha e um só Vietname.

A SIDA sempre existiu.

Os CD's sempre existiram.

O Michael Jackson sempre foi branco.

Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar
que aquele gordo tivesse sido um deus da dança.

Acreditam que Missão impossível e Anjos de Charlie, são filmes do ano
passado.

Não conseguem imaginar a vida sem computadores.

Não acreditam que houve televisão a preto e branco.

Agora vamos ver se estamos a ficar velhos:
1. Entendes o que está escrito acima e sorris.
2. Precisas de dormir mais depois de uma noitada.
3. Os teus amigos estão casados ou a casar.
4. Surpreende-te ver crianças tão á vontade com computadores.
5. Abanas a cabeça ao ver adolescentes com telemóveis.
6. Lembras-te da Gabriela (a primeira vez).
7. Encontras amigos e falas dos bons velhos tempos.


SIM ESTÁS A FICAR VELHO HEHEHEHE
Mas tivemos uma infância do caraças.
Este email foi-me enviado por uma amiga, uma guerreira. Retrata o antes e o agora. As nossas gerações e as dos nossos filhos. Suprimi o ponto oito, (repassa este email) porque não repassando e postando, mais pessoas têm a possibilidade de o lerem e tomarem consciência da realidade, que por vezes, descuramos por falta de tempo, em relação aos nossos filhos.




7 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais,

Revejo-me totalmente neste texto, nasci numa aldeia, em casa e fui criado, com os meus irmãos, por lá entre pinhais, vinhas e searas

Não tinha electricidade nem água canalizada, ainda hoje guardo o candeeiro de petróleo da minha mãe

Televisão só em dias muito especiais e era na mercearia / Taberna

Curioso, apesar de tudo tenho saudades desse meu tempo de meninice

Isto de sermos adultos responsáveis é uma seca

Beijo Gandi

CP

IsaLenca disse...

Por isso é que vim viver para o campo- é mais fácil deixar que os meus filhos possam fazer algumas das coisas : andar de bicicleta, o Tiago faz os carrinhos de rolamentos e vai contra as silvas- aquelas pernas parecem os montes com tanto arranhão e nódoa negra(dele e mais 2 para os amigos pois os pais dos outros meninos não lhes ensinaram), andar com enchada na mão, andar e tratar do cavalo, do cão, brincar na rua.... Ensinei o mesmo à minha filha mas ela é mais novas tecnologias e TV. Engraçado como tentamos transmitir os valores aos filhotes e depois eles são tão diferentes!!
E mais estranho ainda foi no 1º ciclo, andava o Tiago no 2º Ano, e eu fui chamada à escola para explicar porque é que ele tinha escolhido o desenho diferente dos outros meninos - assinalou os meninos a brincarem na rua (as outras opções eram em frente à televisão e a brincarem no quarto). Ou seja, até os professores ajudam "à festa"!

Bjs

Lina Querubim disse...

Boa tarde :)

Olha filha...duas palavras depois de ler isto: TOU VELHA!
ihiihihihihi
Adorava esse tempo!

Beijokas

lucinda maria disse...

Pois eu também adorava esse tempo...mas ainda sou das previligiadas porque continuo a respirar o ar puro do mar e do pinhal, a ensinar à minha filha as coisas boas que eu tive, a brincar com as minhas sobrinhas, como eu fazia e como continuo a ser um bocadinho malandreca, às vezes ainda faço a malandrice de andar a tocar nas campainhas hihihihi
Como é bom viver junto da natureza..........

Ana Paula Rosa disse...

Estou velha não... porque velhos são os trapos, tenho sim uns aninhos (48) e por sinal bem vividos.
Fui uma previlegiada pois a minha infância foi toda vivida ao ar livre em Angola, só soube o que era televisão aos 14 anos quando vim viver para Portugal. Hoje é impensável vivermos sem televisão, computador,telemóvel, etc...mesmo se não sou muito de tecnologias, como diz a minha filha mais nova sou uma cota.
Outros tempos...
Beijinhos para todas e o que importa não é a idade mas sim a saúde!!!

Paulo Azevedo disse...

Já conhecia este texto e passei por tudo isso...
Além disso comia pão com manteiga e açúcar, comia Toddy directamente dos pacotinhos, gelados todos os dias no Verão, etc., etc....
E ainda por cima era LIVRE, coisa que a maior parte dos nossos filhos, hoje, não pode ser, infelizmente...

To e Li disse...

Pois... eu também faço parte dos velhos(será)!
Mas que bons tempos aqueles... Eu também me sinto privilegiada pois apesar de viver na cidade ainda tenho qualidade de vida, tenho o Mar de um lado e a serra do outro.
E sim... também sou um pouco malandreca... Ahahahhaah


Bjs
Linda

Enquanto houver estrada para andar, não vou parar...

 «Em Abril de 2006, foi-me detetado um cancro na mama, quando soube fiquei em choque, mas no mesmo momento pensei que mais importante era a ...