sexta-feira, dezembro 01, 2017

O Zé dos Xutos é uma estrela

A semana foi menos boa, para não dizer lixada. Para nós "os duros" quando ouvimos estas notícias, sentimos sempre um frio que nos percorre a espinha e nos leva o pensamento a lugares que tentamos sempre desviar!
Desde a arte de representar ao jornalismo e agora ao ícone da música Rock e que tanto me fez saltar, gritar, sentir momentos de euforia e plena alegria, fazer km para os ouvir e ver, conduzir centenas de km ao som das suas músicas, muitas vezes elas é que me davam a força para continuar. Não é fácil ouvir a notícia da partida de alguém que marcou a minha adolescência, a minha juventude e que ainda hoje eu corria para os ouvir tocar!
Os XUTOS são únicos e ninguém vai substituir o Zé Pedro, porque ele era e vai ser sempre ÚNICO. O Zé gostava demais de viver, sabia o que queria e sabia como cativar as pessoas e sabia também que as gerações bem mais novas o ouviam. No concerto que os Xutos deram a 26 de Setembro no estádio do Restelo na véspera das eleições, o Zé Pedro dirigiu se ao público, mas principalmente aos mais jovens e disse textualmente:

"Amanhã vai ser um dia importante para o nosso País e estejam atentos, não tenham medo do futuro, há aqui pessoal muito novo e o futuro pertence vos, mas não tenham medo de todos os riscos que vão ter de enfrentar. A gente não vos vai deixar uma sociedade muito boa, mas vocês, oxalá consigam mudá la, oxalá que consigam construir e alcançar a Paz que tanto era preciso que a gente conseguisse alcançar de qualquer maneira. Eu acho que a vossa participação é sem dúvida nenhuma importante. Não deixem que os outros decidam por vocês, façam a vossa escolha, às vezes temos nós que ter o problema, mas muitas vezes somos nós a solução. Uma coisa que vocês não deixem, é serem atingidos pela submissão."

Grande mas grande Zé Pedro vai ficar sempre nas nossas memórias com as suas músicas e o seu sorriso sincero. RIP 

Sem comentários:

Enquanto houver estrada para andar, não vou parar...

 «Em Abril de 2006, foi-me detetado um cancro na mama, quando soube fiquei em choque, mas no mesmo momento pensei que mais importante era a ...